O macOS é um sistema operacional baseado no kernel do Unix, e apesar de a Apple prover a AppStore como uma loja de aplicativos, os usuários mais avançados sentem falta de aplicativos de código aberto portados do Linux. Pensando nisto a comunidade criou o projeto Homebrew ou apenas brew que é um gerenciador de pacotes de linha de comando que possui um repositório vasto e organizado de bibliotecas e aplicativos (cask) e é largamente utilizado por usuários Mac.
Instalação
O brew é um projeto desenvolvido em ruby, então basta abrir seu terminal favorito e executar o comando a seguir:
/usr/bin/ruby -e “$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)
Utilização
Com o HomeBrew instalado você pode instalar alguns utilitários que já são velhos conhecidos do mundo linux. A principal vantagem é que com o Brew instalado os aplicativos já ficam disponíveis no PATH do sistema operacional, sem a necessidade de trabalhar permissões no macosx. O seu uso é similar a qualquer gerenciador de pacotes das distribuições Linux.
Example usage:
brew search [TEXT|/REGEX/]
brew info [FORMULA...]
brew install FORMULA...
brew update
brew upgrade [FORMULA...]
brew uninstall FORMULA...
brew list [FORMULA...]
Troubleshooting:
brew config
brew doctor
brew install --verbose --debug FORMULA
Contributing:
brew create [URL [--no-fetch]]
brew edit [FORMULA...]
Further help:
brew commands
brew help [COMMAND]
man brew
https://docs.brew.sh
Verificando a saúde do gerenciador de pacotes.
Podem ocorrer alguns problemas de incompatibilidade entre os pacotes instalados, principalmente quando os utilitários usam dependíncias de versões diferentes, pensando nisso o projeto desenvolveu um comando que ajuda a entrar possíveis problemas que podem ser solucionados de maneira simples, bastando seguir as instruções ofertadas. Para isso basta digitar o seguinte comando.
brew doctor