O macOS é um sistema operacional baseado no kernel do Unix, e apesar de a Apple prover a AppStore como uma loja de aplicativos, os usuários mais avançados sentem falta de aplicativos de código aberto portados do Linux. Pensando nisto a comunidade criou o projeto Homebrew ou apenas brew que é um gerenciador de pacotes de linha de comando que possui um repositório vasto e organizado de bibliotecas e aplicativos (cask) e é largamente utilizado por usuários Mac.

Instalação

O brew é um projeto desenvolvido em ruby, então basta abrir seu terminal favorito e executar o comando a seguir:

/usr/bin/ruby -e “$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)

Utilização

Com o HomeBrew instalado você pode instalar alguns utilitários que já são velhos conhecidos do mundo linux. A principal vantagem é que com o Brew instalado os aplicativos já ficam disponíveis no PATH do sistema operacional, sem a necessidade de trabalhar permissões no macosx. O seu uso é similar a qualquer gerenciador de pacotes das distribuições Linux.

Example usage:
  brew search [TEXT|/REGEX/]
  brew info [FORMULA...]
  brew install FORMULA...
  brew update
  brew upgrade [FORMULA...]
  brew uninstall FORMULA...
  brew list [FORMULA...]

Troubleshooting:
  brew config
  brew doctor
  brew install --verbose --debug FORMULA

Contributing:
  brew create [URL [--no-fetch]]
  brew edit [FORMULA...]

Further help:
  brew commands
  brew help [COMMAND]
  man brew
  https://docs.brew.sh

Verificando a saúde do gerenciador de pacotes.

Podem ocorrer alguns problemas de incompatibilidade entre os pacotes instalados, principalmente quando os utilitários usam dependíncias de versões diferentes, pensando nisso o projeto desenvolveu um comando que ajuda a entrar possíveis problemas que podem ser solucionados de maneira simples, bastando seguir as instruções ofertadas. Para isso basta digitar o seguinte comando.

 brew doctor

Leave a Reply