O novo protocolo de comunicação permite conexões mais rápidas e seguras, otimizando ainda mais o carregamento entre os endpoints e websites. O maiores players do mercado já começou a testar o novo protocolo, o Google e Facebook já estão usando essa tecnologia para otimizar o carregamento dos seus serviços e interações com suas respectivas API’s. Nessa semana a CloudFlare começou a liberar para alguns de seus clientes o uso do novo protocolo.

Pré-requisito:

Para poder aproveitar ao máximo do protocolo você deve estar com as seguintes versões dos navegadores:

Navegador Versão implementada Data
Chrome Estável (79) Dezembro de 2019
Firefox Estável (72.0.1) Janeiro de 2020
Safari Safari Technology Preview 104 Abril de 2020
Edge Edge (Canary build) 2020

Vantagens:

Com o HTTP/2 muitas novidades foram importantes para o aumento da velocidade na navegação, porém usava-se o TCP que pode usar uma conexão única de TCP para múltiplas correntes multiplexadas em conjunto para transferir dados, mas quando uma delas sofre a perda de um pacote, a conexão inteira (e todas as suas correntes) é mantida refém, até que TCP faça seu papel , já no HTTP3 será utilizado o QUIC, novo protocolo, através do UDP. Os fluxos QUIC compartilham a mesma conexão QUIC, portanto não são necessários hand shakes adicionais e inicializações lentas.

QUIC e HTTP / 3 são padrões muito interessantes, prometendo resolver muitas das deficiências dos padrões anteriores e inaugurando uma nova era de desempenho na web.

Leave a Reply