Recebi um Macbook Air 2011 de um cliente, que não estava inicializando o sistema operacional, o usuário tentou burlar o bloqueio da Apple para upgrade das versões mais recentes do sistema operacional, ao tentar instalar o Catalina no Macbook o mesmo parou de inicializar. O detalhe maior foi que o usuário não efetuou o backup no Time Machine e não conseguia restaurar o macbook pela internet.Apple: Tela de erro do Mac OSX

Limpeza de NVRAM

Após várias tentativas de limpeza da NVRAM (memória de acesso aleatório não volátil) que é uma pequena quantidade de memória que o Mac usa para armazenar determinados ajustes e acessá-los rapidamente. A PRAM (parâmetro RAM) armazena informações parecidas, e as etapas para redefinir a NVRAM e a PRAM são iguais.

Para executar esse procedimento basta apertar após ligar o equipamento, você irá ouvir o famoso som de inicialização do macbook, mantenha as teclas pressionadas por 30 segundos, durante esse procedimento você irá ouvir algumas vezes o som de inicialização.

Instalação do SO

Durante o procedimento criamos um pendrive bootável com o El Captain, que seria o melhor sistema operacional para a quantidade de recurso que o equipamento dispunha. O procedimento é bem simples, sendo facilmente encontrado na internet. Ligamos o equipamento com o pendrive conectado e ficamos com a tecla OPTION pressionada, para podermos escolher o pendrive como disco de boot. Apple: Tela de instalação do Mac OSX

Quando chegarmos nessa fase, iremos abrir o menu Utilities, e abrir o terminal. Com isso iremos para o truque irá permitir a instalação. No terminal digite o seguinte comando:

date 040710032014

Com esse comando você irá alterar a data do Mac, isso mesmo, agora você poderá instalar o sistema operacional que a Apple considera legado. Lembre-se de estar desconectado da internet durante o procedimento. Uma vez conectado na internet ele tentará atualizar a hora pela internet.

Com isso conseguir solucionar o problema do cliente e entregar o equipamento  

Leave a Reply