Skip to main content

Isso mesmo, que já teve a necessidade de precisar criar um pendrive do Windows 10 no Macosx  e não conseguiu? Isso ocorre devido a incompatibilidade nativa do Macosx no suporte do NTFS, ficando presos ao ExFAT e FAT.

Porém não é possível iniciar um pendrive bootável usando o ExFat como sistema de particionamento de arquivo, então como resolver? A imagem padrão do windows possui um tamanho superior ao limite do tamanho do arquivo do sistema de arquivos FAT, superior a 4GB.

1 – Verifique o disco correto para iniciarmos o procedimento:

diskutil list

No nosso exemplo o disco será o /dev/disk2

2 – Formate o disco no sistema de Arquivos GPT, nesse procedimento você deve ter cuidado, pois uma vez confirmado o comando, todos os arquivos dentro do disco selecionado serão apagados. Não tenha pressa, confirme mais de uma vez se o disco selecionado é o correto. Ejete o pendrive e rode o comando do passo 1 para confirmar que o disco não aparece. Após confirmado o disco correto, rode o seguinte comando.

diskutil eraseDisk MS-DOS "WIN10" GPT /dev/disk2

3 – Rode o seguinte comando abaixo para formatar o disco em MBR, criando a partição de MBR no disco, ideal para computadores mais antigos que não suporte GPT.

diskutil eraseDisk MS-DOS "WIN10" MBR /dev/disk2

4 – Formate o disco no sistema de Arquivos GPT, nesse procedimento você deve ter cuidado, pois uma vez confirmado o comando, todos os arquivos dentro do disco selecionado serão apagados. Não tenha pressa, confirme mais de uma vez se o disco selecionado é o correto. Ejete o pendrive e rode o comando do passo 1 para confirmar que o disco não aparece. Após confirmado o disco correto, rode o seguinte comando.

5 – Faça o download do sistema operacional Windows 10 direto no site da Microsoft, assim você terá certeza que está baixando uma versão oficial e atualizada. Após conclusão do download da imagem .iso, você deverá executar o seguinte comando abaixo:

hdiutil mount ~/Downloads/Win10_*

6 – Com a imagem montada, iremos copiar os arquivos diretamente para o pendrive através de um terminal, excluindo apenas a imagem do windows.

rsync -vha --exclude=sources/install.wim /Volumes/CCCOMA_X64*/* /Volumes/WIN10

7 – Após a conclusão da copia dos arquivos, iremos usar um utilitário muito conhecido dos usuários mais avançados de Macosx, o Brew, que nada mais é que um utilitário de linha de comando que nos permite a instalação de aplicação portadas para Macosx. Caso você ainda não tenha instalado em seu sistema operacional, basta digitar a seguinte linha de comando no terminal.

/usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)"

8 – Para particionar a imagem do windows usaremos um utilitário chamado wimlib, ele será o responsável em dividir a imagem do windows em versões menores, abaixo do limite do sistema de partição FAT32.

brew install wimlib

9 – Criando pasta que foi ignorada, caso ela não tenha sido copiada, rode o seguinte comando

mkdir -p /Volumes/WIN10/sources

10 – Agora chegou a hora da mágica,

wimlib-imagex split /Volumes/CCCOMA_X64*/sources/install.wim /Volumes/WIN10/sources/install.swm 3800

Esse procedimento costuma demorar um pouco, chegou a hora de tomar um café e fazer um alongamento. Ao concluir o processo, o seu pendrive já estará pronto para se usado, ejete o pendrive com segurança e sucesso.